Os 5 tipos de empreendedores que existem no mundo dos negócios

Apesar de terem ideias parecidas, empreendedores são pessoas com algumas características bem diferentes uns dos outros (Foto: ThinkStock)

Apesar de terem ideias parecidas, empreendedores são pessoas com algumas características bem diferentes uns dos outros (Foto: ThinkStock)

Empreendedores são diferentes uns dos outros. A única coisa em comum, na maioria das vezes, é o desejo de colocar suas ideias em prática e trabalhar com liberdade.

O consultor Kimanzi Constable listou para o site Entrepreneur os cinco perfis mais comuns de empreendedores. Esta é uma boa oportunidade para analisar em qual perfil empreendedor você se encaixa:

1. O cético
Esse empreendedor tem o hábito de questionar o sucesso dos outros. Eles passam muito tempo examinando negócios alheios e procurando que tipo de “sorte” os fez crescer. Os céticos não acreditam que as pessoas possam ser sucedidas sem terem tido o universo conspirando a seu favor.

Quem não acredita que o sucesso é possível através do trabalho não consegue tomar uma boa iniciativa para empreender, e acaba se tornando uma pessoa tóxica. Este é um tipo assustador de empreendedor.

2. Imitador
Os imitadores veem o sucesso dos outros e sempre tentam fazer uma cópia exata da ideia alheia.  Eles fazem sites iguais, copiam os planos de negócio e se tornam clones de empresas e empreendedores de sucesso.

Não há nada errado em moldar sua empresa de acordo com um modelo de sucesso. Mas há uma diferença entre se inspirar em alguém e copiar totalmente uma ideia. Se você está fazendo uma cópia, seja honesto e mude a forma como está conduzindo sua empresa.

3. Pesquisador
O amor pelo aprendizado é o lema desses empreendedores. Eles estão pesquisando a todo o momento novas possibilidades e estratégias para começar uma nova ideia ou ajudar o seu negócio a crescer. Entretanto, toda pesquisa deve vir seguida de uma ação. Não adianta apenas estudar e não se preocupar em colocar seus conhecimentos em prática. A chave para o sucesso é sempre adicionar na sua empresa aquilo que você aprende.

4. Determinado
Esses empreendedores sempre fazem o possível e o impossível para seguirem seus sonhos. Eles veem importância em abrir um negócio e enxergam possibilidades de sucesso sem ter de copiar ninguém.

Abrir um negócio não é algo fácil, e pode demorar algum tempo. Para alcançar esse objetivo você precisa manter o seu foco. Empreendedores de sucesso são aqueles que têm uma história de determinação.

5. Experiente
Focados em dar escala aos seus negócios e criar um legado para toda a vida, esses empreendedores tem uma carreira longa. Eles passaram por todos os estágios possíveis de desenvolvimento de uma empresa e têm experiência quando o assunto é negócios. Não é a toa que alcançaram o sucesso.

Empreendedores experientes estão sempre à disposição para ajudar a sanar dúvidas das empresas novas. São pessoas que sempre têm a chave para resolver os mais diversos problemas.

Via: Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Share