Seu negócio é digital? Saiba como deixar seus clientes felizes e satisfeitos com o serviço e o atendimento.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

 

Empresários que têm loja online sabem o quanto é difícil deixar os clientes felizes. Com a plataforma digital, o contato pessoal é quase inexistente, o que causa distanciamento entre a marca e o usuário e más interpretações – de ambas as partes – em contatos telefônicos e e-mails.

Como já diz o ditado: a propaganda é a alma do negócio! Um cliente insatisfeito vai reclamar da empresa para amigos e familiares. Não só isso: vai encontrar um canal na internet para fazer suas queixas, atingindo um público ainda muito maior.

De acordo com a diretora do site Poshly.com, Belinda Chan, manter a satisfação do cliente em meio a tantos obstáculos é simples: basta humanizar o atendimento! Para ela, não é só porque uma empresa vive nas nuvens que tudo deve ser automatizado.

Veja abaixo, as dicas da diretora para manter a felicidade daqueles que usam o seu serviço:

1. Seja amigo dos seus clientes:

Humanizar a relação com o cliente é o primeiro passo para o sucesso. Se mostrar preocupado e atencioso faz com que seu público se sinta especial. Por exemplo, ao invés de mandar uma resposta automática ou genérica em um determinado e-mail, torne a prática mais pessoal: coloque o nome do cliente, pergunte como ele está e dê a resposta adequada ao que ele está questionando e/ou esperando.

Tratar os seus clientes individualmente faz com que eles se sintam importantes para a marca.

2. Dê satisfação ao seu cliente:

Uma prática comum em lojas digitais é demorar – mais do que o esperado – para encontrar uma solução. Em vez de atrasar a resposta no atendimento, envie um e-mail pedindo desculpas pelo problema, embora salientando que você está trabalhando duro para resolver os problemas. Não se esqueça de agradecer ao usuário por apontar a falha. Boas empresam sabem lidar com críticas.

3. Respire fundo:

Às vezes, o empreendedor encontrará um cliente mal-educado nos e-mails. No calor das emoções, ao invés de responder a altura, respire fundo por cinco minutos. Deixe a adrenalina baixar e só depois responda ao questionamento ou a critica da pessoa. Seres humanos, quando se sentem atacados tendem a tomar decisões rápidas e impulsivas, causando, logo em seguida, o arrependimento.

Lembre-se: atrás da tela do computador há outra pessoa. E independente de qualquer coisa, o cliente tem sempre razão.

Via Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Share